Eu e Abril

Dia 22 de Julho de 2022, as 14h (PT) / 18h (BR), eu defenderei a minha tese, intitulada “Neoliberalismo, amizades e recordações – eleições numa sociedade complexa do Alentejo português”.

O Instituto de Ciências Sociais, minha escola, que tem sido o meu abrigo aqui em Portugal desde 2006, pediu-me uma foto para ilustrar o cartaz de divulgação.

O meu desejo era que a minha imagem remetesse diretamente ao tópico preponderante do meu trabalho: as rememorações do 25 de Abril de 1974, a célebre Revolução dos Cravos.

Assim, fiz este autorretrato diante de um mural da Travessa dos Fiéis de Deus, no Bairro Alto, em Lisboa. Nele, estão representados os protagonistas da Revolução: os militares de baixa patente e os trabalhadores e as trabalhadoras urbanos e rurais.

Admito ter ficado emocionado durante a sessão fotográfica. Ainda mais quando o senhor com a bandeja de morangos, empregado de uma das muitas quitandas do Bairro, pediu pra tirar uma foto comigo. Pena ter falhado o foco.

Ao menos dá para ver a nossa felicidade por estarmos, juntos, a sinalizar a nossa afinidade revolucionária – assim quero interpretar este encontro.

Portugal parece ter comigo uma relação transcendente. Sempre me senti ligado a este país por laços que considero espirituais. Neste sentido, encontros fortuitos sempre dirão mais do que títulos académicos.

O sorriso deste homem marca um destes instantes, em que pareço estar navegando no sonho de igualdade e de liberdade dos homens e mulheres – camaradas e amigos. Sonho que tornou possível eu estar, em 2022, diante desta imagem, a preparar-me para defender uma tese de doutorado que é, antes de mais, uma celebração do Abril.

“Um novo Abril é preciso”.
25 de Abril, sempre! 🌹

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.