Um Meritíssimo Sr. Juiz, uma V. Excelência Sr. Dr. Senador, um Sr. Dr. Economista linha dura neoliberal e um jornalista tramavam uma estratégia política:
Juiz:
Não vamos conseguir derrubar este governo. Precisamos encontrar outra saída.
Senador:
Já imaginávamos… Foi por isto que chamei nosso amigo, Sr.Dr. Economista para este encontro. Conte-lhes a sua ideia, Sr. Dr.!
Economista:
Naqueles processos da operação “mar de lama”, o meritíssimo paralisa as atividades das empresas citadas pelos delatores, prende meia dúzia de empresários e políticos do governo. No Congresso, aprovamos pautas bombas contra o governo e agravados a situação econômica.
Senador:
Em dois tempos espalhamos o terror pelo país. Em seguida, as “medidas populistas” deste governo de m* serão revertidas, o desemprego alcançará as classes baixas, a inflação subirá, irritando a classe média. Isto tudo, sem prejudicar ninguém dentre os nossos. Os lucros dos bancos explodirão com as medidas de ajuste, que se tornarão inevitáveis e isto, para nós, é fundamental. O meritíssimo precisa fazer a sua parte sem atingir nossos amigos…
Meritíssimo:
Não há qualquer problema quanto a isto. O Senhor é um gênio da política, Dr. Economista.
Economista:
Obrigado, Meritíssimo. Não há mistério nesta estratégia. A Inglaterra a executou no final dos anos 70 e atualmente a Europa a implementa com muito sucesso. Em um ano, penso ser possível derrubar o crescimento econômico nacional em 3%. O Governo não terá remédio contra a sua própria deteriorização.
Jornalista:
Eu peço licença aos senhores. Pode o Dr. Economista, por obséquio, repetir a parte da paralisia das empresas…
Senador:
Não se preocupe com isto, jornalista. Já destacamos dois Drs. Procuradores da Republica e um Sr. Policial Federal, que darão as entrevistas com os dados de que precisa. Basta repetir o que eles disserem. Já marquei encontros com seus patrões e com os articulistas mais importantes do país, para lhes apresentar as diretrizes e ensaiarmos os próximos passos. O senhor se limite a repetir o que dissermos, entendido?
Jornalista:
Claro, V. Excelência.
Juiz:
E na Câmara de Deputados, quem vai atuar a nosso favor?
Senador:
Não faltará ajuda, mas eu tenho a pessoa perfeita para liderar está empreitada. Tem prazo de validade curto, mas acho que se aguenta no cargo até o estrago estar feito. Vou já ligar para ele.
Senador, ao telefone:
Cunha?! Tenho um servicinho sob medida para V. Excelência, Deputado. Podemos contar com o senhor?
O senador sorri e dá um piscadela na direção do Meritíssimo Juiz e do Sr. Dr. Economista, que sinalizam e sorriem em resposta. O jornalista esboça um sorriso, prontamente ignorado pelos demais.
Diálogo muito oportuno para este dia. Gostei imenso. #ForaCunha